Homem se fere ao tentar conter onça que tentou invadir creche

Um homem ficou ferido ao tentar impedir que uma onça entrasse em uma creche no distrito de Extrema, a cerca de 360 km de Porto Velho (RO), na noite de segunda-feira (22). Segundo o Ibama, o ferimento não foi grave.

Durante todo o dia, o animal já havia sido visto circulando por ruas e quintais da comunidade, gerando preocupação entre os moradores. A captura mobilizou agentes do Ibama por cerca de 10 horas, até que um veterinário conseguiu sedar a onça. Ela foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

“O susto foi grande, mas a operação terminou com sucesso, preservando a vida da onça e devolvendo a tranquilidade à comunidade de Extrema”, informou o Ibama.

O instituto explicou que o felino será devolvido ao habitat natural em uma região distante do distrito. Ainda segundo o órgão, a presença de onças em áreas urbanas pode estar ligada à destruição do habitat, intensificada por incêndios florestais, que levam os animais a buscar alimento, água e abrigo em locais povoados.