Homem na Índia tem verme retirado do olho após oito meses com visão embaçada

Um homem indiano de 35 anos passou oito meses convivendo com visão embaçada e vermelhidão no olho esquerdo sem imaginar a causa do problema. Ao procurar atendimento médico, exames revelaram uma situação incomum: havia um verme vivo dentro do globo ocular.

De acordo com o relatório publicado em 9 de agosto no New England Journal of Medicine, o paciente também apresentava panuveíte, uma inflamação que atinge diversas camadas do olho.

Durante o exame detalhado, os médicos observaram o parasita se movimentando no chamado “segmento posterior”, a parte interna e mais profunda do olho. O globo ocular estava avermelhado, a pupila dilatada e fixa, e a acuidade visual havia caído para 20/80.

Para salvar a visão do paciente, foi realizada uma vitrectomia pars plana, cirurgia que retira o humor vítreo — substância gelatinosa dentro do olho — e permitiu a retirada do verme.

Após o procedimento, o homem recebeu tratamento com corticosteroides orais e oculares, apresentando melhora dos sintomas após oito semanas. Mesmo assim, o desenvolvimento de catarata limitou a recuperação da visão a 20/40.

fonte: metrópoles