Homem é preso por maus-tratos após morder boi e castrar cães sem anestesia

Um homem foi preso nesta última segunda-feira (22) em Toledo, no oeste do Paraná, suspeito de cometer uma série de maus-tratos contra animais de diferentes espécies. A investigação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) revelou práticas de violência contra cães, aves, bois e até a criação irregular de galos utilizados em rinhas.

Entre as condutas mais graves, o investigado realizava mutilações e castrações de cães da raça Pitbull sem anestesia, além de manter em situação precária cães da raça Bulldog Francês — incluindo fêmeas prenhas e filhotes recém-nascidos. Também foram registrados atos de crueldade contra animais de grande porte: o suspeito chegou a compartilhar em grupos de mensagens fotos e vídeos em que mordia a língua e o focinho de um boi já ferido.

Segundo o promotor de Justiça Giovani Ferri, do Ministério Público do Paraná (MPPR), a operação constatou maus-tratos reiterados contra mais de 70 animais na chácara do investigado. “Foi possível verificar que cães eram submetidos a mutilações de orelhas e castrações sem anestesia, em completa violação à lei de proteção animal”, destacou.

Durante as diligências, foram encontrados dezenas de cães debilitados, aves silvestres mantidas irregularmente e inúmeros galos usados em rinhas, muitos mutilados e sem condições de locomoção. No local, também havia estruturas e acessórios destinados à prática criminosa.

A 3ª Promotoria de Justiça de Toledo, que atua na proteção ao Meio Ambiente, aguarda a conclusão do inquérito policial para formalizar a denúncia criminal contra o investigado, que segue preso na Cadeia Pública da cidade.

fonte: ric