Hamas Exibe Refém Israelense-Alemão em Novo Vídeo e Aumenta Pressão por Negociações

O Hamas divulgou, nesta segunda-feira (22), um vídeo do refém israelense-alemão Alon Ohel, de 24 anos, em cativeiro em Gaza. Esta é a segunda vez neste mês que o grupo extremista divulga imagens de Ohel, que foi sequestrado durante o ataque de 7 de outubro de 2023 em Israel. A divulgação intensifica a pressão sobre o governo israelense para negociar a libertação dos reféns restantes.

No vídeo, divulgado pelas Brigadas Ezzedin Al Qassam, Ohel aparece vestindo uma camisa preta e faz um apelo direto ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ele insta o governo a buscar um acordo para a libertação dos reféns ainda detidos em Gaza e também envia uma mensagem à sua família, pedindo que continuem protestando contra o governo para pressionar por sua libertação.

O Fórum das Famílias dos Reféns confirmou a identidade de Ohel e pediu aos veículos de imprensa que evitem a publicação de fotos ou trechos do vídeo, demonstrando a sensibilidade da situação. Segundo o fórum, Ohel foi capturado durante o ataque ao festival de música Nova. Antes do sequestro, ele planejava iniciar estudos de música após retornar de uma viagem pela Ásia.

De acordo com dados israelenses, 251 pessoas foram sequestradas durante o ataque de outubro. “Destas, 47 permanecem em Gaza, sendo 25 já declaradas mortas pelo Exército”, informam fontes oficiais. A ofensiva inicial do Hamas resultou na morte de 1.219 pessoas em Israel, a maioria civis, enquanto a subsequente retaliação israelense em Gaza causou a morte de ao menos 65,3 mil pessoas, majoritariamente civis, segundo o Ministério da Saúde do território, com números considerados confiáveis pela ONU.

Este vídeo surge após uma divulgação similar em 5 de setembro, onde Ohel aparecia ao lado de outro refém, Guy Gilboa Dalal. A repetição da exibição de reféns parece ser uma estratégia do Hamas para aumentar a pressão sobre Israel e forçar negociações para a troca de prisioneiros.