Hamas divulga novo vídeo de refém israelense-alemão vivo e faz exigências a Netanyahu

O braço armado do Hamas divulgou nesta segunda-feira um vídeo que mostra Alon Ohel, refém israelense-alemão de 24 anos, ainda vivo em Gaza. Esta é a segunda vez neste mês que o grupo extremista divulga imagens do jovem, sequestrado durante o ataque de 7 de outubro em Israel. O vídeo intensifica a pressão sobre o governo israelense em meio a negociações complexas para a libertação dos reféns.

Nas imagens, Ohel, vestindo uma camisa preta, apela diretamente ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para que negocie a libertação dos reféns mantidos em Gaza. Ele também envia uma mensagem à sua família, incentivando-os a manter os protestos contra o governo, buscando pressionar por sua libertação. A divulgação do vídeo ocorre em um momento de crescente frustração entre as famílias dos reféns, que pedem ações mais incisivas do governo.

As Brigadas Ezzedin Al Qassam, braço armado do Hamas, divulgaram as imagens, que mostram um combatente armado ao lado de Ohel. O Fórum das Famílias dos Reféns confirmou a identidade de Ohel, que foi capturado durante o ataque ao festival de música Nova. Em respeito à família, a entidade solicitou que a imprensa evite a publicação de fotos ou trechos do vídeo.

Um vídeo semelhante já havia sido divulgado no início de setembro, onde Ohel aparecia ao lado de outro refém, Guy Gilboa Dalal. Segundo dados israelenses, 251 pessoas foram sequestradas durante o ataque de outubro, e 47 permanecem em Gaza, com 25 já declaradas mortas pelo Exército. O ataque do Hamas resultou na morte de 1.219 pessoas em Israel, a maioria civis, enquanto a retaliação israelense em Gaza causou a morte de pelo menos 65,3 mil pessoas, também predominantemente civis, de acordo com o Ministério da Saúde do território, dados considerados confiáveis pela ONU.