Gaeco prende suspeitos de facção que trocavam cocaína por assinaturas para projeto sobre visitas íntimas em presídios

Sete pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa foram presas nesta última quarta-feira (28), durante uma operação do Gaeco, no Paraná e em São Paulo.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o grupo oferecia cocaína em troca de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que pretendia flexibilizar as regras de visitas íntimas e conjugais em presídios. A cada oito assinaturas coletadas, os envolvidos receberiam, por exemplo, um grama da droga.

A meta era reunir 290 mil assinaturas em todo o país e, depois, apresentar a proposta ao Congresso Nacional.

A investigação aponta que a facção também atuava no tráfico de drogas, comércio de armas e aplicação de punições internas. Dois irmãos seriam responsáveis pelo comando regional da organização.

Foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, mas um dos investigados não foi localizado e teria fugido para o Paraguai. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em cidades do Paraná e de São Paulo.

Os suspeitos são investigados por tráfico de drogas e favorecimento ao domínio social estruturado.
fonte: g1