Uma novidade promete agilizar a vida dos passageiros do Metrô de São Paulo. A partir desta segunda-feira (1º), as linhas 1-Azul e 3-Vermelha passaram a aceitar pagamentos diretamente nas catracas por meio de cartões de crédito e débito com tecnologia de aproximação. A medida visa reduzir as filas nas bilheterias e máquinas de autoatendimento, facilitando o acesso ao transporte público.
O projeto, em fase piloto com duração inicial de seis meses, poderá ser estendido de acordo com a adesão dos usuários. Estações de grande movimento, como Portuguesa-Tietê, Jabaquara e Palmeiras-Barra Funda, foram equipadas com um número maior de catracas adaptadas e devidamente sinalizadas para receber essa nova forma de pagamento. A expectativa é que a tecnologia simplifique a experiência dos passageiros.
Entretanto, algumas restrições se aplicam nesta fase inicial. Apenas o pagamento com o cartão físico é aceito, excluindo a modalidade digital via celulares e smartwatches. Além disso, a integração tarifária com outros meios de transporte, como ônibus, ainda não está disponível. Passageiros que utilizam o Bilhete Único ou o cartão TOP para integrar os modais devem continuar utilizando-os para garantir o desconto na tarifa.
Ainda sobre as regras de uso, o sistema permite que o mesmo cartão seja utilizado duas vezes seguidas com um intervalo de até um minuto entre as transações. Em breve, esse tempo de espera será ampliado para 30 minutos. Para efetuar o pagamento, basta aproximar o cartão do leitor, sem a necessidade de digitar senha, tornando o processo rápido e prático.
Em breve, a tecnologia deve ser expandida para outras linhas do Metrô. A previsão é que as linhas 2-Verde e 5-Lilás recebam a novidade ainda em dezembro. Algumas estações da Linha 4-Amarela, operada pela iniciativa privada, já oferecem essa funcionalidade, ampliando as opções de pagamento para os usuários do transporte público paulistano.



