O rei Felipe VI da Espanha fez um apelo urgente à paz mundial durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, na quarta-feira. Alertando que o mundo já se encontra imerso em “conflitos, guerras e tensões”, o monarca defendeu ações imediatas para reverter este cenário. Ele enfatizou a importância da estabilidade europeia, vinculando-a à justiça, e reafirmou o apoio contínuo da Espanha para alcançar uma paz duradoura e segura na Ucrânia.
Além da situação na Ucrânia, Felipe VI expressou profunda preocupação com o Oriente Médio, descrevendo a situação em Gaza como “devastadora”. Ele questionou a eficácia dos bombardeios diante do crescente número de mortes, destruição e da fome, classificando a situação como uma vergonha para a comunidade internacional. “Imploramos e exigimos que parem já esse massacre em Gaza”, declarou o rei, demonstrando sua indignação com o conflito.
O monarca espanhol também condenou o terrorismo perpetrado pelo Hamas, reconhecendo o direito de Israel de se defender. No entanto, ele exigiu que o governo israelense permita a entrada de ajuda humanitária, implemente um cessar-fogo com garantias e promova a libertação dos reféns. Felipe VI defendeu a discussão urgente da solução de dois Estados como um caminho viável para a paz duradoura na região.
Reforçando o papel crucial da ONU para a estabilidade global, Felipe VI advertiu que a ausência de regras internacionais significaria um retrocesso à “Idade Média”. Ele destacou que “a dignidade dos seres humanos não é negociável”, ressaltando a importância dos direitos humanos em todas as negociações e resoluções de conflitos. O rei também abordou a importância da democracia e de políticas migratórias abrangentes.
Felipe VI expressou preocupação com as ameaças à democracia em todo o mundo e defendeu políticas de imigração mais amplas e eficazes. Para ele, “a imigração adequadamente realizada é um vetor de desenvolvimento para os países que são destino dos imigrantes”. A Espanha, segundo ele, apoia a aplicação de um pacto mundial para migrantes e refugiados.