Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou, nesta quarta-feira (8), um esquema criminoso que utilizava inteligência artificial (IA) e um falso ‘call center da fé’ para extorquir dinheiro de fiéis. A ação resultou na prisão de 35 pessoas, incluindo um pastor apontado como um dos líderes da organização.
Segundo as investigações, o grupo operava em Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde montou uma central telefônica para contatar vítimas em potencial. Utilizando orações geradas por IA, os criminosos prometiam soluções para problemas e aflições, em troca de doações e ofertas.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, o golpe se aproveitava da vulnerabilidade emocional das pessoas. “Eles criavam uma narrativa convincente, explorando a fé e a esperança das vítimas para obter vantagens financeiras”, afirmou em coletiva de imprensa.
A polícia apreendeu equipamentos de informática, telefones celulares e documentos que comprovam a movimentação financeira da quadrilha. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e rastrear o destino do dinheiro arrecadado ilicitamente.



