Francyelle Silvestre foi presa por estelionato em Ribeirão do Pinhal, no norte do Paraná, após confessar que inventou uma gravidez e um câncer para arrecadar dinheiro. Segundo a delegada da Polícia Civil, Keyane Frizon, a mulher admitiu ter mentido durante uma entrevista em um programa de rádio local, onde pediu doações e sensibilizou ouvintes com a falsa história.
De acordo com a investigação, Francyelle chegou à cidade na manhã de terça-feira (14) e se apresentou aos radialistas como moradora de Santa Amélia. Ela afirmou que estava vendendo rifas a R$ 20 cada para custear um suposto tratamento de saúde. Na versão contada, dizia estar grávida de sete meses e precisar realizar uma cesárea de emergência para iniciar o tratamento contra um câncer de mama.
Os comunicadores, comovidos com o relato cheio de detalhes, decidiram colocá-la ao vivo no programa do meio-dia e transmitiram a entrevista também por uma live nas redes sociais. Durante a transmissão, Francyelle — que disse ter 35 anos — afirmou que faria a cirurgia em Curitiba e seria transportada pelo setor de Saúde do município de Abatiá.
A farsa, porém, foi descoberta por servidores da cidade mencionada, que acompanhavam a transmissão e perceberam inconsistências nas declarações. Eles entraram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão do Pinhal, que confirmou que não havia registro algum de tratamento em nome de Francyelle. A rádio foi avisada e, em seguida, acionou a polícia.
Conforme a delegada, a mulher arrecadou cerca de R$ 3 mil antes de ser desmascarada. Ela foi presa no mesmo dia, ao retornar à emissora para buscar mais doações. Aos policiais, confessou o crime e disse ter inventado a história por estar endividada, alegando que já havia gastado todo o dinheiro.
Francyelle foi encaminhada à Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, onde aguarda audiência de custódia. O g1 tenta contato com a defesa dela.



