Um ex-sargento do Exército, identificado como Daniel Mourão, de 44 anos, foi preso no último sábado (30) em Brasília após ameaçar explodir uma bomba na Praça dos Três Poderes. As autoridades acreditam que o alvo principal do suspeito era o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo relatos, Mourão, aparentemente em surto psicótico, exigia ser atendido pelo ministro. Testemunhas afirmam que ele ameaçou “explodir tudo, inclusive Moraes”, caso suas exigências não fossem atendidas. O suspeito também teria alertado para que ninguém se aproximasse, sob a ameaça de se explodir.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) acionou a Operação Petardo, o protocolo padrão para situações de suspeita de bomba. Após um período de negociação, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) conseguiram imobilizar Mourão por volta das 6h45.
O Esquadrão Antibombas realizou uma varredura na mochila do ex-sargento, confirmando a ausência de explosivos. Em vez disso, foram encontrados apenas objetos pessoais. “A rápida ação das autoridades foi crucial para evitar uma possível tragédia”, comentou um oficial da PMDF.
Após a prisão, Daniel Mourão foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião, onde recebeu atendimento médico. O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia de Brasília, que agora conduz a investigação para apurar as circunstâncias e motivações do ocorrido.