Estados Unidos e União Europeia (UE) anunciaram nesta quinta-feira, 21, um esboço de acordo visando fortalecer o comércio e os investimentos entre as duas potências econômicas. A iniciativa busca revitalizar a reindustrialização de suas economias, consolidando a parceria transatlântica em um momento de incertezas globais. O comunicado da Casa Branca ressalta o reconhecimento, por parte da UE, das preocupações americanas em relação aos desequilíbrios comerciais existentes.
O acordo preliminar prevê a eliminação de tarifas europeias sobre produtos industriais americanos e a concessão de acesso preferencial a uma ampla gama de produtos agrícolas e frutos do mar dos EUA. Em contrapartida, Washington reafirmou o limite tarifário de 15% sobre a maioria dos produtos da UE, incluindo automóveis e peças automotivas. Essa medida visa equilibrar as relações comerciais e fomentar o crescimento mútuo.
Em relação ao setor de aço e alumínio, as partes consideram cooperar para proteger seus mercados internos do excesso de capacidade global. A iniciativa inclui a garantia de cadeias de suprimentos seguras entre EUA e UE, possivelmente através de soluções de cotas tarifárias. A colaboração nesses setores estratégicos é fundamental para a segurança econômica e a competitividade de ambas as regiões.
Apesar de não mencionar alívio tarifário para bebidas alcoólicas da UE, o comunicado enfatiza o compromisso de ambos os lados em reduzir barreiras não tarifárias e tratar barreiras comerciais digitais injustificadas. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou o acordo como um fator de previsibilidade para empresas e consumidores europeus, além de fortalecer a maior parceria comercial do mundo.
“Este acordo comercial UE-EUA beneficia nossos cidadãos e empresas, e fortalece as relações transatlânticas”, escreveu Von der Leyen em sua conta no X. O comissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic, indicou que a Comissão explorará isenções adicionais no comércio com os EUA, visando expandir o acesso ao mercado para frutos do mar e produtos agrícolas americanos.