EUA Atacam Navio Venezuelano no Caribe em Ação Antidrogas

Em uma escalada nas tensões com a Venezuela, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (2) que forças americanas atacaram e destruíram um navio supostamente carregado de drogas, com origem no país sul-americano. A ação ocorreu em meio a um cerco crescente dos EUA contra o governo de Nicolás Maduro.

“Nos últimos minutos, literalmente destruímos um barco, um barco carregado de drogas”, declarou Trump. “Temos muitas drogas entrando em nosso país, chegando há muito tempo, e essas vieram da Venezuela”. A declaração, no entanto, não detalhou a localização exata do ataque ou a natureza da embarcação.

O Secretário de Estado, Marco Rubio, corroborou a informação, acrescentando que o ataque se deu na região costeira do sul do Caribe. Segundo Rubio, a embarcação seria operada por uma organização narcoterrorista. A alegação eleva a gravidade do incidente, enquadrando-o dentro da estratégia americana de combate ao terrorismo.

Até o momento, informações adicionais sobre o ataque e suas consequências permanecem escassas. Contudo, a ação se insere em um contexto de crescente pressão dos Estados Unidos sobre o governo de Nicolás Maduro, que é acusado de envolvimento com o tráfico de drogas através do suposto controle do “Cartel de Los Soles”.

A Casa Branca já havia declarado que mobilizaria todo o poderio dos Estados Unidos para combater o tráfico de drogas na América Latina. Neste cenário, uma frota de navios americanos foi enviada para a região costeira da Venezuela, sinalizando uma postura mais agressiva na luta contra o narcotráfico e, possivelmente, um aumento da pressão sobre o regime de Maduro.