Esplanada blindada: esquema de segurança reforçado para o Desfile de 7 de Setembro em Brasília

Brasília se prepara para celebrar o Dia da Independência com um esquema de segurança reforçado na Esplanada dos Ministérios. O tradicional Desfile Cívico-Militar deste domingo contará com a atuação conjunta de diversos órgãos de segurança pública do Distrito Federal, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e do Ministério da Defesa. O objetivo é garantir a segurança do público e a tranquilidade do evento.

Unidades especializadas da Polícia Militar, como a Cavalaria, o BPCães e o Bope, estarão de prontidão, assim como a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Civil. A área será monitorada por câmeras e drones, ampliando a capacidade de resposta a qualquer eventualidade. O Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal estará presente no local, coordenando as ações.

A segurança também foi intensificada em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. As sessões, que começaram na última terça-feira e se estendem até o dia 12, demandaram atenção redobrada. O tema central do desfile será “Brasil Soberano”, e o evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades.

O GSI, responsável pela segurança presidencial, atuará com meios das Forças Armadas e informou que opera preventivamente, “acompanhando e analisando rotineiramente a evolução de possíveis cenários de risco às autoridades”. A Esplanada dos Ministérios já está interditada para veículos desde as 17h de sábado, com bloqueios progressivos nas vias S1 e N1, visando garantir a organização do evento e a segurança do público.

Atenção para o que pode e o que não pode: transporte público gratuito estará disponível no domingo, e o metrô funcionará das 5h30 às 19h. O acesso ao desfile será aberto às 6h, com pontos de revista na via S1 e nas escadarias dos ministérios. Itens proibidos incluem armas, objetos cortantes, sprays, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, latas, fogos de artifício, mochilas grandes e drones não autorizados. Animais, com exceção de cães-guia, também não serão permitidos.

Por outro lado, é permitido levar lanches, biscoitos, frutas, água e outras bebidas (exceto em garrafas de vidro). Máscaras hospitalares, bonés, chapéus e protetores solares (não em spray) também estão liberados. O acesso às arquibancadas será controlado e encerrado quando a capacidade máxima for atingida. Haverá locais para hidratação, banheiros químicos e espaço adaptado para pessoas com deficiência.

A celebração da soberania do país será o destaque do desfile, com eixos temáticos como “Brasil dos brasileiros” e “Brasil do futuro”. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, também serão temas abordados. Além disso, haverá as tradicionais apresentações das Forças Armadas, incluindo desfiles motorizados, da cavalaria, a pirâmide humana, a Esquadrilha da Fumaça e honras militares.

Em celebração ao Dia da Independência, projeções especiais estão sendo exibidas em prédios públicos de Brasília desde o início da semana. “O show de cores e imagens representa o povo brasileiro e o orgulho do Brasil em ser um país soberano”, explicou o Palácio do Planalto. As projeções seguem até este domingo nas fachadas do Congresso Nacional e do Museu da República, enquanto o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal estão iluminados com as cores da Independência.