Em meio a tensões políticas, Alckmin e Tarcísio se encontrarão em missa de Aparecida

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participarão das celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida no próximo domingo, 12 de maio, na cidade de Aparecida, interior paulista. Tarcísio assistirá à missa das 8h, enquanto Alckmin estará presente na celebração das 10h. Uma recepção para convidados está agendada para as 11h.

O encontro ocorre em um momento de crescente tensão entre o governo federal e o estadual. Recentemente, houve embates relacionados à Medida Provisória 1.303, que propõe alternativas ao aumento do IOF, com acusações de que Tarcísio estaria trabalhando para barrar a MP. Além disso, medidas sanitárias e o suposto envolvimento de organizações criminosas na crise do metanol geraram debates acalorados entre as partes.

A última vez que Alckmin e Tarcísio estiveram juntos foi durante o leilão do túnel Santos-Guarujá, quando o vice-presidente representou Lula. Na ocasião, ambos posaram para uma foto simbólica, batendo o martelo juntos, a convite do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Segundo um auxiliar, o encontro foi breve e “republicano”, embora as coletivas de imprensa tenham sido realizadas separadamente.

Além do clima político tenso, a presença de Alckmin em Aparecida ganha destaque em meio a especulações sobre sua possível candidatura ao governo de São Paulo em 2026. Apesar de sua preferência por permanecer no cargo atual, e com Fernando Haddad sendo também um nome cotado, Alckmin é visto como um forte concorrente, tendo governado o estado por quatro mandatos e possuindo grande popularidade no interior.