A derrota por 2 a 1 para Marrocos na última quarta-feira (1º) acendeu o sinal de alerta para a seleção brasileira no Mundial Sub-20. Com apenas um ponto conquistado em um grupo considerado desafiador, a equipe comandada por Ramon Menezes agora depende de uma improvável combinação de resultados para garantir vaga nas oitavas de final, que serão disputadas em Santiago, no Chile.
O Brasil ocupa atualmente a terceira posição do Grupo C, atrás de Marrocos (líder com seis pontos) e México (segundo com dois). A Espanha, também com um ponto, fecha o grupo. Na decisiva rodada final, marcada para este sábado (4), o Brasil enfrentará a Espanha, que também busca a reabilitação após ser derrotada por Marrocos (2 a 0) e empatar com o México (2 a 2).
Para avançar, o Brasil precisa vencer a Espanha e torcer para que o México não vença Marrocos. Outra possibilidade, ainda mais remota, seria um empate contra a Espanha, combinado com uma derrota mexicana e critérios de desempate favoráveis à seleção brasileira.
O saldo de gols, atualmente desfavorável ao Brasil, é um fator crucial. Caso empate com a Espanha, a seleção precisará de uma vitória expressiva de Marrocos sobre o México, por dois ou mais gols de diferença, para superar os mexicanos no saldo. A classificação também pode vir caso o Brasil iguale o saldo do México, mas marque mais gols no geral.
Mesmo que não consiga a classificação direta no grupo, o Brasil ainda pode sonhar com uma vaga como um dos quatro melhores terceiros colocados. Uma vitória sobre a Espanha aumentaria consideravelmente as chances nesse cenário. No entanto, uma derrota para os espanhóis selaria a eliminação da seleção brasileira.
A campanha brasileira no Mundial Sub-20 deste ano tem sido marcada pela ausência de alguns de seus principais talentos. Nomes como Endrick, Estêvão e Andrey Santos não foram liberados por seus clubes europeus, o que acabou impactando a força da equipe comandada por Ramon Menezes.
Na última edição do Mundial Sub-20, em 2023, o Brasil, também sob o comando de Ramon, foi eliminado nas quartas de final por Israel, na prorrogação. O Uruguai sagrou-se campeão daquele torneio, disputado na Argentina, ao derrotar a Itália na final.