O dólar iniciou a sessão desta sexta-feira, 26, em declínio, cotado a R$ 5,3643, representando uma queda inicial de 0,05%. A moeda americana mantém a trajetória descendente, deslizando para a casa dos R$ 5,35, acompanhando o sentimento de cautela predominante nos mercados internacionais.
Analistas apontam que a movimentação reflete a expectativa dos investidores globais em relação à divulgação de dados econômicos importantes nos Estados Unidos. “O mercado está aguardando ansiosamente os números que serão divulgados hoje, pois eles podem indicar o futuro da política monetária americana”, comenta um especialista do mercado financeiro.
A performance do dólar no Brasil, portanto, está intrinsecamente ligada ao cenário externo, com a atenção voltada para os indicadores econômicos que podem influenciar as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. A expectativa é que esses dados ofereçam um panorama mais claro da saúde da economia americana e suas possíveis implicações no mercado de câmbio.