Diplomata dos EUA eleva tom contra Moraes e STF: ‘Farsa política’ ameaça laços bilaterais

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, intensificou as críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (17). Landau cobrou publicamente que o governo brasileiro intervenha para conter o que considera uma atuação abusiva do magistrado.

Segundo Landau, as ações de Moraes representam uma ameaça aos mais de 200 anos de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil. Através de mensagens nas redes sociais, o diplomata acusou o ministro de abusar do processo judicial e de conduzir uma agenda política pessoal, o que seria inaceitável para Washington.

“Os Estados Unidos não permitirão que o juiz Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”, declarou Landau, em tom desafiador. Ele classificou o processo em curso como uma “farsa política”, questionando o aumento de punições a réus com base em reações de terceiros, em alusão a possíveis sanções de Donald Trump ao Brasil.

Esta não é a primeira vez que o representante americano se manifesta contra Moraes. Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, Landau já havia afirmado que o ministro “desmantelou o Estado de Direito”, levando as relações bilaterais ao “ponto mais sombrio em dois séculos”.

Além disso, Landau tem demonstrado uma postura firme em relação a outros temas sensíveis envolvendo o Brasil. Recentemente, ele solicitou a retirada do visto de um médico brasileiro que comemorou o assassinato do ativista pró-Trump Charlie Kirk, evidenciando a crescente tensão diplomática.