Detran-PR reforça segurança contra golpes e passa a exigir autenticação em duas etapas para transferências de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) iniciou a implantação de um novo sistema de segurança para dificultar fraudes em processos de transferência de propriedade de veículos. A partir de agora, motoristas e despachantes deverão utilizar a autenticação em duas etapas, criando uma barreira extra contra acessos indevidos e golpes digitais.

A mudança ocorre após casos de fraude que expuseram falhas no sistema, como o do empresário londrinense Nilton Ricci Garcia, que descobriu que seu veículo havia sido transferido ilegalmente para outra pessoa após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul, em janeiro.

Segundo o empresário, a transferência irregular teria sido feita por meio de um despachante de Ponta Grossa (PR), com destino a um morador do Rio de Janeiro. Mesmo com o cancelamento do procedimento fraudulento autorizado pelo Detran-PR, Garcia ainda aguarda uma solução definitiva para voltar a constar oficialmente como proprietário do automóvel, devido à falta de retorno do Detran do Rio de Janeiro.

A falha explorada por golpistas levou o órgão estadual a alterar o sistema de acesso. O novo protocolo será obrigatório para todos os processos realizados no Detran-PR, incluindo os feitos por despachantes, que concentram cerca de 80% dos atendimentos relacionados a veículos.

De acordo com o despachante Adeval Camargo, a autenticação aumenta a segurança e também permite identificar possíveis irregularidades.
“Além de barrar a fraude, ele pode auditar para saber se há alguma irregularidade”, explicou.

Com a nova ferramenta, o proprietário ou operador responsável pela solicitação precisará confirmar a operação por meio de um código temporário gerado no celular ou computador. Sem a validação, a transferência não será concluída.

Como ativar a autenticação
Para habilitar o recurso, o usuário deve:
● Acessar a plataforma Gov.br com login e senha;
● Entrar na opção “Segurança da minha conta”;
● Ativar a verificação em duas etapas.

O código de segurança será solicitado em cada novo procedimento. O dispositivo cadastrado será indispensável para gerar o validador e liberar as operações.

A mudança está sendo aplicada de forma gradual nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). A previsão do Detran-PR é que o sistema esteja funcionando em todas as unidades do Paraná até 7 de julho.

Com a nova camada de proteção digital, o órgão espera reduzir transferências fraudulentas e impedir que veículos sejam negociados sem autorização dos verdadeiros proprietários.
fonte: taroba