O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) determinou a retirada do obstáculo tipo rampa das pistas de exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, destinada a motociclistas.
A medida, estabelecida pela Portaria nº 835/2025, entrou em vigor em 8 de outubro e concede um prazo de 90 dias para que todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado se adequem às novas normas.
Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a mudança tem como objetivo modernizar os padrões operacionais e de infraestrutura das pistas, além de reduzir riscos de incidentes.
“A adequação está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais, harmonizando o Paraná com diretrizes já adotadas em outros estados e por instituições de referência global”, afirmou Roveda.
O chefe do Departamento Executivo de Habilitação, Larson Orlando, destacou que a retirada da rampa não compromete a avaliação técnica dos candidatos.
“Os demais obstáculos das pistas são suficientes para avaliar a capacidade de pilotagem, incluindo partidas em aclives e declives, de forma segura e supervisionada pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs)”, explicou.
Somente em setembro, o Detran-PR registrou 12.229 exames práticos de moto em todo o estado.
fonte: catve


