Com brilho de Carol Baiana, Santos conquista o título do Brasileiro A2 Feminino em final emocionante contra o Botafogo

Um ano após amargarem o rebaixamento para a Série A2, Santos e Botafogo protagonizaram uma final eletrizante na Vila Belmiro, decidindo o título do Campeonato Brasileiro Feminino. Em um confronto carregado de simbolismo, as Sereias da Vila, que haviam vencido a partida de ida por 1 a 0, tinham a vantagem, mas as Gloriosas buscavam reverter a situação.

O jogo foi tenso desde o início, com o Botafogo pressionando em busca do gol que levaria a decisão para os pênaltis. A insistência alvinegra rendeu frutos quando Carol foi derrubada na área e, na cobrança, converteu a penalidade após a repetição determinada pelo VAR, abrindo o placar para o Botafogo.

No segundo tempo, a partida ganhou em intensidade, com muitas faltas e disputas acirradas. Quando a disputa por pênaltis parecia inevitável, uma cobrança de escanteio mudou o rumo da história. A goleira Michelle desviou a bola, que sobrou para Carol Baiana, que não perdoou e decretou o empate, garantindo o título para o Santos.

Apesar da pressão final do Botafogo, o placar não se alterou, e a festa tomou conta da Vila Belmiro. Junto a Santos e Botafogo, Fortaleza e Atlético-MG também garantiram o acesso à elite do futebol feminino brasileiro. Uma mudança no regulamento garante que, até 2027, quatro equipes subirão e apenas duas descerão, visando a equiparação com o modelo masculino, com 20 times em cada divisão.

Com o título do Brasileiro A2 Feminino, o Santos volta suas atenções para o Campeonato Paulista, onde enfrentará o São Paulo na próxima quarta-feira. Já o Botafogo se prepara para o Campeonato Carioca, que terá início em outubro.