A instabilidade atmosférica segue predominando sobre o Paraná nesta quinta-feira (9), mas a previsão do tempo traz um novo alerta: a formação de um ciclone extratropical deve mudar completamente as condições climáticas no estado a partir de domingo (12), Dia das Crianças.
De acordo com a Climatempo, o sistema será responsável por intensificar a chuva e provocar ventos fortes em várias regiões, especialmente no oeste e sul paranaense.
Na sexta-feira (10), um cavado meteorológico continua atuando sobre o estado, mantendo o tempo instável. As chuvas ganham força nas regiões centrais logo pela manhã e avançam em direção ao norte ao longo do dia. Há risco de temporais localizados, com chuva intensa, ventos fortes e descargas elétricas, principalmente nas regiões norte, centro-leste e leste.
Em Curitiba, o tempo permanece fechado e úmido, com temperaturas entre 12°C e 16°C. O frio deve persistir na capital e em boa parte do estado.
O sábado (11) deve registrar uma breve trégua, embora o transporte de umidade do oceano mantenha o céu nublado e com chuva fraca e contínua no centro-leste e no litoral.
Já no domingo (12), o tempo volta a mudar com a formação do ciclone extratropical e a chegada de uma nova frente fria, que deve impactar todo o Sul do Brasil. O sistema deve provocar ventos moderados a fortes em quase todo o Paraná, com rajadas mais intensas nas regiões oeste, sudoeste e sul.
As primeiras pancadas de chuva devem atingir Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão logo pela manhã, com intensidade moderada a forte. No decorrer do dia, o mau tempo se espalha para as demais regiões.
A Climatempo alerta para risco de temporais localizados, com possibilidade de chuva intensa, ventos fortes, raios e queda de granizo.
fonte: ric



