Câmara lança campanha nacional contra o capacitismo com apoio de Xuxa Meneghel

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados deu início, nesta terça-feira (20), a uma Campanha Nacional de Enfrentamento ao Capacitismo. A iniciativa, que visa combater o preconceito contra pessoas com deficiência, conta com o apoio da apresentadora Xuxa Meneghel, que gravou um vídeo exclusivo para a campanha.

Com o mote “XÔ Capacitismo”, a campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade, especialmente aqueles que não têm contato direto com pessoas com deficiência. A ideia é promover a empatia e, consequentemente, mudar comportamentos que reforçam o capacitismo, um tipo de discriminação que se manifesta de diversas formas.

O capacitismo abrange desde piadas e expressões preconceituosas até a negação de acessibilidade e oportunidades em áreas essenciais como educação e trabalho. A campanha busca ressaltar que a inclusão não é um favor, mas sim um direito fundamental de todos os cidadãos.

Segundo o deputado Duarte Júnior (PSB-MA), presidente da CPD e idealizador da campanha, o objetivo é atingir aqueles que não convivem com pessoas com deficiência, mostrando que o capacitismo é real e causa dor. “Capacitismo é preconceito. E preconceito se combate com amor, educação e respeito”, afirmou o deputado, enfatizando a importância da conscientização para a construção de uma sociedade mais inclusiva.