Em um movimento estratégico para mitigar o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com embaixadores da Liga dos Estados Árabes. O encontro, realizado na última quinta-feira, teve como foco principal o redirecionamento de produtos brasileiros para o mercado árabe, buscando alternativas para compensar as dificuldades de exportação para os EUA.
Participaram da reunião representantes de pelo menos 15 países árabes, incluindo Marrocos, Bahrein, Palestina, Síria e Argélia. A pauta central foi a discussão de estratégias para expandir a parceria comercial entre o Brasil e essas nações, intensificando o intercâmbio de produtos e serviços.
“De tudo o que o Brasil exporta para a Liga Árabe, 75% é da agropecuária. Destaco carnes de aves, carnes bovinas, açúcar, milho, mel. O Brasil é um grande provedor de alimentos para os países árabes”, afirmou o ministro Fávaro, ressaltando a importância do agronegócio brasileiro para a região.
Além de buscar novos mercados, o governo brasileiro mantém negociações com os Estados Unidos, mas aposta no multilateralismo como caminho para diversificar suas relações comerciais. A expectativa é que o aumento do intercâmbio com os países árabes contribua para um superávit na balança comercial brasileira, impulsionando o crescimento econômico.
O ministro Fávaro enfatizou que o Brasil também pretende importar produtos dos países árabes, fortalecendo a relação bilateral e promovendo um equilíbrio nas trocas comerciais. A iniciativa visa não apenas garantir novos destinos para os produtos brasileiros, mas também fomentar parcerias duradouras e mutuamente benéficas.



