Ato Contra ‘PEC da Blindagem’ Supera Protesto Pró-Bolsonaro na Paulista, Aponta Estimativa da USP

Um protesto contundente contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apelidada de “PEC da Blindagem” e contra o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro tomou a Avenida Paulista neste domingo. A manifestação, que expressa forte oposição às medidas em discussão no Congresso Nacional, reuniu uma expressiva multidão.

Segundo levantamento realizado pelo Monitor do Debate Político do Cebrap, em colaboração com a ONG More in Common, o auge do protesto alcançou a marca de 42,4 mil participantes. A estimativa, baseada em análise de imagens aéreas e softwares de contagem, demonstra a força da mobilização popular contra as propostas em questão.

A análise dos pesquisadores indica que, precisamente às 16h06, a concentração de manifestantes oscilava entre 37,3 mil e 47,5 mil pessoas, considerando a margem de erro do estudo. Este número, notavelmente, supera a mobilização de 7 de setembro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram para defender a anistia, somando 42,2 mil pessoas, segundo a mesma metodologia.

“A mobilização deste domingo se somou a outros atos convocados por frentes e movimentos sociais em várias capitais do país”, ressalta um comunicado das organizações envolvidas. O objetivo principal é intensificar a pressão sobre os parlamentares para que rejeitem tanto a PEC da Blindagem quanto a proposta de anistia, consideradas um retrocesso democrático.