Uma jovem arquiteta, de 21 anos, morreu após ser arrastada pelas águas do Rio Güejar, no Parque Nacional Sierra de la Macarena, na Colômbia. O acidente aconteceu no domingo (7), quando ela participava de um passeio turístico com familiares e amigos no último dia de férias.
Segundo informações do portal The Sun, o grupo estava acompanhado por um guia turístico para visitar cachoeiras da região. Diante da força da correnteza, o guia decidiu encerrar o percurso e retornar, mas, durante o trajeto de volta, Yudi acabou caindo no rio e sendo levada pela água.
O corpo foi localizado apenas três dias depois, a cerca de quatro quilômetros do ponto em que desapareceu. A operação de resgate foi considerada de difícil execução devido ao acesso restrito à área conhecida como Salto de Canoa, localizada em região de mata fechada.
A família da jovem criticou a atuação das equipes de busca, alegando falta de preparo e estrutura, além de responsabilizar a agência de turismo por disponibilizar apenas um guia para o passeio.
Formada recentemente em Arquitetura pela Universidade Santo Tomás, em Bogotá, Yudi teve sua morte incluída em uma investigação que busca esclarecer as circunstâncias do acidente.