O domingo do Dia das Crianças (12) foi marcado por altos volumes de chuva em várias regiões do Paraná, resultado da passagem de uma frente fria associada a um ciclone que se formou na altura do Uruguai. As instabilidades continuaram atingindo o norte do Estado na manhã desta segunda-feira (13), mas tendem a se deslocar em direção a São Paulo ao longo do dia.
Após uma trégua até quarta-feira (15) — período em que poderão ocorrer apenas pancadas isoladas —, as instabilidades devem retornar com força a partir de quinta-feira (16), com previsão de novas tempestades em todo o Estado.
No domingo (12), os maiores acumulados de chuva foram registrados em Cruzeiro do Iguaçu (154,4 mm), Quedas do Iguaçu (106,4 mm), Altônia (102,4 mm), Mangueirinha (100,6 mm), Guarapuava (97,2 mm), Cascavel (97 mm), Nova Tebas (94,2 mm), Francisco Beltrão (91,8 mm), Capanema (85,4 mm) e Candói (81,4 mm).
A intensidade da chuva diminuiu gradativamente, mas as regiões Norte e Noroeste ainda registraram pancadas acompanhadas de raios durante a madrugada desta segunda-feira (13). Até as 6h, os volumes já ultrapassavam os 10 mm em municípios como Loanda, Cianorte, Mandaguari, Paranavaí e Umuarama.
Fortes rajadas de vento também foram observadas, principalmente no Oeste e Sudoeste do Estado. As mais intensas ocorreram em Planalto (88,2 km/h), Dois Vizinhos (68,8 km/h), Santa Maria do Oeste (67,3 km/h), Clevelândia (64,4 km/h), Loanda (63 km/h) e Cascavel (62,3 km/h).
Nesta segunda-feira (13), as rajadas perderam força. A estação meteorológica do Simepar em Maringá foi a única a registrar vento acima de 50 km/h, com 52,2 km/h durante a madrugada. Após o afastamento da frente fria, as temperaturas entraram em declínio.
“Com a saída do eixo da frente fria, uma massa de ar seco e frio avança pelo Sudoeste e até o final do dia deve atingir todas as regiões. À noite, são esperadas mínimas invertidas, especialmente no Centro-Sul, onde os termômetros podem marcar cerca de 10°C”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
Tempo volta a mudar no fim da semana
Na terça-feira (14), o tempo permanece estável. O amanhecer será frio, com temperaturas abaixo de 10°C no Sul, mas a tarde será de aquecimento, com máximas próximas de 25°C em quase todo o Estado e chegando a 30°C no Oeste e Norte.
“A partir da noite, o escoamento oceânico traz aumento da nebulosidade entre o Litoral e os Campos Gerais, o que pode provocar garoa isolada”, detalha Júlia.
Na quarta-feira (15), a manhã será fria e nublada entre Curitiba, Campos Gerais e o Centro-Sul, com temperaturas entre 8°C e 10°C. À tarde, o sol aparece entre nuvens, elevando as máximas — que podem superar os 30°C no Oeste e Norte. Há possibilidade de pancadas isoladas no Sudoeste e Centro-Sul, além de garoa ocasional no Litoral e na Região Metropolitana.
A instabilidade retorna com maior intensidade na quinta-feira (16), com a formação de um cavado entre os países vizinhos e o avanço de uma nova frente fria pelo oceano, o que deve provocar chuva e tempestades, especialmente nas faixas Oeste e Sul.
Na sexta (17) e sábado (18), as instabilidades se espalham por todo o Estado, com potencial elevado para a formação de tempestades. O Simepar divulgará boletins atualizados ao longo da semana, e eventuais alertas de risco serão emitidos pela Defesa Civil Estadual.
fonte: catve