O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou atrás em uma declaração controversa feita durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, Indonésia. Na ocasião, Lula afirmou que “traficantes são vítimas dos usuários”, gerando uma onda de críticas, principalmente da oposição, e forçando o presidente a se retratar publicamente.
Reconhecendo o impacto negativo de suas palavras, Lula utilizou suas redes sociais para esclarecer sua posição. “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, escreveu o presidente, buscando atenuar as críticas.
Lula enfatizou que suas ações demonstram seu compromisso no combate ao crime, citando a Operação Carbono Oculto, que desmantelou um esquema financeiro bilionário ligado ao PCC no setor de combustíveis. Além disso, mencionou a PEC da Segurança Pública e os recordes de apreensão de drogas como evidências de seu empenho.
A declaração original surgiu em resposta a questionamentos sobre a postura do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que trata o combate ao tráfico como um ato de guerra. Lula e Trump têm um encontro agendado para o domingo (26), à margem da cúpula da Asean, onde o presidente brasileiro afirmou que pretende discutir abertamente todos os temas com o líder americano.


