O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (20) um importante avanço para a indústria nacional. Durante reunião na Câmara dos Deputados, Alckmin comunicou a suspensão das sobretaxas impostas pelos Estados Unidos à exportação de produtos derivados de aço e alumínio do Brasil.
Segundo o vice-presidente, a decisão do Departamento de Comércio dos EUA representa um marco para a competitividade brasileira no mercado internacional. “Isso melhora nossa competitividade na área industrial”, comemorou Alckmin, ressaltando o impacto positivo da medida.
A medida corrige uma distorção que prejudicava o setor, já que anteriormente, produtos derivados de aço e alumínio sofriam uma taxação de 50%. Agora, passam a ser tributados com as mesmas alíquotas aplicadas a produtos manufaturados de outros países, beneficiando diretamente setores como o de máquinas, equipamentos e motocicletas.
Alckmin detalhou o impacto econômico da medida: “Fizemos a conta e dá US$ 2,6 bilhões de inserção de aço e alumínio nas exportações brasileiras, de US$ 40 bilhões no total, ou seja, 6,4% das exportações saem dos 50% e vão para a sessão do 232, o que torna nossa competitividade igual à do resto do mundo.” O ministro concluiu que a mudança “vai melhorar a competitividade industrial” do Brasil no cenário global.