O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, expressou otimismo quanto à possibilidade de Donald Trump atender ao pedido do Brasil para suspender a tarifa de 40% sobre produtos brasileiros. Alckmin, um dos principais articuladores para o fim do imposto, revelou que o presidente Lula conversou diretamente com Trump sobre o tema na última semana.
Segundo Alckmin, Lula solicitou a suspensão da tarifa durante as negociações entre os dois países. “O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que enquanto negocia, suspenda os 40%. Esse foi o pleito”, afirmou o vice-presidente, ressaltando o potencial de uma parceria vantajosa para ambos os lados. Ele fez a declaração após participar de uma missa em Aparecida (SP).
Alckmin também destacou avanços recentes nas negociações, como a isenção de tarifas para celulose e ferro-níquel, representando 4% das exportações brasileiras. Adicionalmente, houve redução nas tarifas sobre madeira serrada e móveis. “O que nós precisamos é avançar mais depressa”, enfatizou o vice-presidente, demonstrando a urgência do governo brasileiro em acelerar as tratativas.
Existe a expectativa de um encontro pessoal entre Lula e Trump na Malásia, no final do mês, após uma breve reunião na Assembleia Geral da ONU. Alckmin minimizou possíveis obstáculos na negociação devido à indicação de Marco Rubio como interlocutor americano, ressaltando que a orientação de Trump é clara em relação ao diálogo e entendimento.