O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, demonstra otimismo quanto ao futuro das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Alckmin, peça-chave nas negociações para evitar o aumento das tarifas, revelou que o presidente Lula solicitou diretamente a Donald Trump a suspensão da taxa de 40% que seria imposta a produtos brasileiros.
“O presidente Lula fez um apelo ao ex-presidente Trump, e nós acreditamos em uma solução favorável”, afirmou Alckmin, sinalizando uma possível abertura para o diálogo. A medida visa proteger setores importantes da economia nacional, que poderiam ser severamente impactados pela taxação. A articulação do governo busca, portanto, garantir a competitividade dos produtos brasileiros no mercado americano.
Questionado sobre a influência do senador Marco Rubio nas negociações, Alckmin minimizou a importância do político americano. “Rubio não é um problema”, declarou o vice-presidente, indicando que o governo brasileiro está confiante em sua capacidade de negociar diretamente com a administração americana e alcançar um acordo benéfico para ambos os países. O foco permanece na obtenção de um resultado positivo para a economia brasileira.