‘Adolescência’ Arrasa no Emmy 2025: Drama da Netflix Leva Seis Estatuetas

A minissérie dramática “Adolescência”, produção da Netflix que mergulha nas consequências de um crime e da masculinidade tóxica, foi a grande vencedora do Emmy 2025, realizado em Los Angeles. A trama, que acompanha um jovem acusado de assassinar uma colega, conquistou um total de seis prêmios, consagrando-se como um dos destaques da noite. A produção competiu com outras séries aclamadas, mas conseguiu sobressair pela sua abordagem inovadora e elenco talentoso.

Stephen Graham, protagonista da série e intérprete do pai do acusado, foi premiado como melhor ator em minissérie. Graham também foi reconhecido por seu trabalho na direção e roteiro, dividindo a estatueta nesta última categoria. “Adolescência”, que acumulou impressionantes 140 milhões de visualizações nos primeiros três meses, recebeu 13 indicações ao Emmy, demonstrando seu impacto e relevância.

O jovem ator Owen Cooper, em sua estreia, também foi agraciado com o Emmy de melhor ator coadjuvante em minissérie. “É tão surreal”, declarou Cooper, que, aos 15 anos, se tornou o artista mais jovem a vencer nesta categoria. Erin Doherty, que interpreta uma terapeuta em um dos episódios mais intensos da série, completou o triunfo de “Adolescência” ao levar o prêmio de melhor atriz coadjuvante.

Na categoria de comédia, a sátira “The Studio”, da Apple TV+, brilhou ao conquistar o prêmio de melhor série. Seth Rogen, estrela e um dos criadores da produção, foi eleito o melhor ator de comédia, além de receber prêmios pela direção e roteiro. A série, que aborda com humor as hipocrisias e inseguranças da indústria de Hollywood, chegou ao Emmy com 23 indicações, um recorde para uma comédia em um único ano, e fechou a noite com 13 estatuetas.

No gênero drama, “The Pitt”, produção médica da HBO|MAX, surpreendeu ao superar a favorita “Ruptura” e levar o Emmy de melhor série. A trama, que acompanha o cotidiano exaustivo de um hospital em Pittsburgh, garantiu também o prêmio de melhor ator para Noah Wyle, que interpreta o líder da emergência, e o de melhor atriz coadjuvante para Katherine LaNasa. A premiação consagrou ainda Britt Lower e Tramell Tillman, de “Severance”, como melhores atriz e ator coadjuvantes, respectivamente.

A cerimônia do Emmy 2025 também ficou marcada pela iniciativa inusitada do apresentador Nate Bargatze. Ele anunciou uma doação inicial de 100 mil dólares para a instituição beneficente Boys & Girls Clubs of America, com um sistema de bônus e descontos conforme o tempo dos discursos dos vencedores. A ideia, embora bem-intencionada, resultou em um saldo negativo, que foi posteriormente compensado por Bargatze e pela emissora.