Na manhã desta quarta-feira (22), uma operação da Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) flagrou um asilo clandestino em Catumbi, na região central de Rio de Janeiro. No local, três idosos foram encontrados amarrados e em condições insalubres.
Os agentes constataram que os cômodos estavam sujos, com paredes descascadas e materiais de higiene espalhados. Além disso, alimentos eram armazenados de forma inadequada. Apenas três pessoas atuavam como cuidadoras para todos os internos.
De acordo com os investigadores, o estabelecimento já havia sido interditado no ano passado e, portanto, não poderia estar em funcionamento. No total, 21 idosos foram resgatados, incluindo os que estavam amarrados.
Os responsáveis, que não estavam no local durante a operação, foram identificados e responderão por exercício ilegal de atividade e exposição de idosos a risco à saúde. Outras infrações também podem ser apontadas no decorrer da investigação.
A ação integra o “Dia D” da Operação Virtude, mobilização nacional contra a violência à pessoa idosa. No Rio, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, com apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável.
Informações: Metrópoles