Um professor de 61 anos foi afastado das atividades após ameaçar alunos com uma arma de fogo durante uma aula no Colégio Estadual de Iporã, no Noroeste do Paraná. O docente lecionava a disciplina de Artes para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental.
De acordo com relatos dos estudantes, o professor se irritou após ser atingido por uma bolinha de papel. Em seguida, retirou da mochila uma arma e fez ameaças, dizendo frases como “vocês não sabem com quem estão mexendo”.
As câmeras de segurança da sala de aula registraram o episódio, confirmando o comportamento do professor, segundo informações do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Ao ser questionado pela direção e pela polícia, o homem afirmou que tudo não passou de uma “brincadeira” e que o objeto era apenas um simulacro utilizado em aulas de teatro.
O MP de Iporã, ao solicitar o afastamento, ressaltou que “não se trata de uma conduta adequada de um professor de adolescentes, expondo-os à relativização da violência e incentivando o uso de armamentos, independentemente do contexto ou da suposta brincadeira”.
O professor é investigado pelos crimes de ameaça, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e por submeter menores sob sua responsabilidade a constrangimento. A suspensão, com validade inicial de 90 dias, foi determinada como medida cautelar para garantir o andamento das investigações. Caso desrespeite a decisão, o docente poderá ter a prisão preventiva decretada.