João Fonseca Retorna ao Circuito em Bruxelas e Desafia Holandês Top 100

O tenista brasileiro João Fonseca, atualmente na 43ª posição do ranking mundial, está de volta às quadras para disputar o ATP 250 de Bruxelas. Fonseca, que é o sétimo cabeça de chave do torneio, enfrentará na primeira rodada o holandês Botic van de Zandschulp, número 84 do mundo. A partida está programada para ocorrer entre segunda e terça-feira, marcando o retorno do jovem talento ao circuito profissional após um breve período de pausa.

Este será o segundo encontro entre Fonseca e Van de Zandschulp. No primeiro confronto, ocorrido na Copa Davis de 2024, o brasileiro levou a melhor, vencendo por 2 sets a 0. O holandês, aos 30 anos, já alcançou o 22º lugar no ranking mundial e possui no currículo uma vitória notável sobre o então número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, no US Open de 2024.

O ATP 250 de Bruxelas, disputado em quadra dura, promete ser um evento emocionante, com a participação de quatro tenistas do top 20. Lorenzo Musetti, o nono colocado no ranking e principal favorito ao título, é o único entre os dez melhores do mundo presente na competição. A última vez que João Fonseca competiu foi em 19 de setembro, na Laver Cup, onde representou o Time Mundo e venceu o italiano Flavio Cobolli.

Após o torneio em Bruxelas, Fonseca tem uma agenda cheia, com participações confirmadas no ATP 500 da Basileia, a partir de 20 de outubro, e no Masters 1000 de Paris. Seu último torneio do ano no circuito será o ATP 250 de Atenas ou Metz. Para encerrar a temporada, está previsto um jogo de exibição contra Carlos Alcaraz em Miami, no dia 8 de dezembro.