Cão farejador encontra drogas em lanchonete enquanto PM comprava lanche no PR

O cão policial Rafiki ajudou a descobrir drogas escondidas em uma lanchonete de Guarapuava, na região central do Paraná, na noite de quinta-feira (9). O soldado da Polícia Militar (PM) João Paulo Batista França havia parado no local apenas para comprar um lanche, quando o animal demonstrou comportamento suspeito.

Segundo o policial, ao entrar no estabelecimento, Rafiki sinalizou uma lixeira próxima à porta. Ao verificar o conteúdo, França encontrou resíduos de maconha e embalagens usadas para guardar tabletes da droga.

Logo depois, o cão passou a indicar o proprietário da lanchonete, um jovem de 24 anos. O soldado pediu apoio de outras equipes e, durante a abordagem, foram localizadas drogas com o dono do comércio, com a namorada dele — uma médica de 29 anos — e também na casa dela.

“Encontramos entorpecentes com o proprietário e com a namorada, que trazia um tablete de maconha preso à cintura. Na residência dela, havia mais de cinco quilos da mesma substância”, relatou o soldado França.

O policial explicou ainda que Rafiki utiliza a técnica de indicação passiva, ou seja, quando identifica o cheiro de drogas, ele se senta ou deita diante do local ou da pessoa onde o odor é detectado.