Depois de um domingo (5) marcado por recordes de calor em várias regiões, uma nova frente fria avança pelo Paraná nesta segunda-feira (6), mudando o cenário de tempo seco e quente. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), há previsão de chuvas fortes, ventos intensos e declínio acentuado das temperaturas em todo o Estado.
Diversas cidades registraram as maiores temperaturas do ano no domingo: Campo Mourão (35,7°C), Cianorte (35,6°C), Maringá (36,4°C), Paranavaí (37,8°C) e Umuarama (36,3°C), onde a sensação térmica chegou a 38°C.
A frente fria começou a atuar já na manhã desta segunda-feira, provocando pancadas de chuva com ventos fortes e raios nas regiões Oeste e Sudoeste. Em Santa Helena, por exemplo, as rajadas chegaram a 61,6 km/h às 8h15.
“Essa instabilidade, ao longo do dia, avança para as demais regiões, causando chuvas com descargas elétricas e condições para temporais localizados, principalmente no Interior do Estado”, explica o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri.
A previsão é de que o tempo siga instável até sexta-feira (10). Na terça (7), a chuva deve ser mais intensa na metade sul do Paraná, enquanto no Norte e Noroeste podem ocorrer pancadas isoladas e de menor intensidade. Com a redução do sol, as temperaturas máximas devem cair, chegando a não passar dos 15°C em algumas cidades do Sul.
Ainda segundo Barbieri, “a partir de quarta-feira, o eixo da frente fria se afasta para o oceano, mas a instabilidade permanece, especialmente nas regiões da metade sul, onde os acumulados de chuva devem ser mais significativos entre quarta e sexta-feira”.
Apesar do volume maior no Sul, todas as regiões do Estado terão registro de chuva até o fim da semana — no Oeste e Noroeste, de forma mais isolada. A partir de sexta-feira (10), o tempo começa a se estabilizar e as temperaturas voltam a subir gradualmente em todo o Paraná.
fonte: obemdito