Choque na Base: CBF Demite Ramon Menezes Após Fracasso da Seleção Sub-20 no Mundial

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste domingo a demissão de Ramon Menezes do comando da seleção brasileira sub-20. A decisão drástica vem após a vexatória eliminação da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria, marcando a primeira vez na história que o Brasil cai tão cedo no torneio.

A campanha pífia, com duas derrotas (para Marrocos e Espanha) e um empate (com o México), selou o destino do treinador. A seleção Canarinho somou apenas um ponto e amargou a lanterna do grupo, um desempenho muito abaixo do esperado para uma potência do futebol como o Brasil.

Em comunicado oficial, a CBF justificou a demissão com uma “avaliação sobre o ciclo de trabalho desenvolvido até aqui”. A entidade agradeceu a Menezes pela “dedicação e profissionalismo” demonstrados, inclusive no período em que comandou interinamente a seleção principal em 2023.

Menezes, por sua vez, lamentou a falta de tempo para preparar a equipe adequadamente. “Tivemos pouco tempo para trabalhar, para treinar, porque senão nem esses atletas teriam sido liberados”, declarou após a derrota para a Espanha, referindo-se à dificuldade de contar com todos os jogadores devido à não obrigatoriedade de liberação pelos clubes na Data Fifa.

Além da eliminação precoce no Mundial Sub-20, Ramon Menezes já vinha sendo questionado por outros resultados negativos. Em 2023, o Brasil caiu nas quartas de final do Mundial da categoria e, em janeiro deste ano, ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A CBF ainda não anunciou o substituto de Ramon no comando da seleção sub-20.