Lula Relata Susto em Voo da FAB: ‘Descemos com Medo Que Pegasse Fogo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter passado por um momento de tensão em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) na última quinta-feira (2). O incidente ocorreu em Belém (PA), momentos antes da decolagem rumo à Ilha do Marajó. Segundo o relato do presidente, um problema no motor da aeronave gerou apreensão.

Em entrevista à TV Liberal nesta sexta-feira (3), Lula detalhou o ocorrido: “Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião caro da FAB. Eu só tinha que agradecer a Deus porque deveria ter problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra. Nós tivemos que descer do avião com medo que ele pegasse fogo”. A rápida detecção do problema evitou um possível incidente em voo.

Na quinta-feira, o presidente cumpriu agenda em Belém, participando de eventos preparatórios para a COP30, conferência climática que será sediada na capital paraense em novembro. Durante um discurso, Lula enfatizou que a COP30 priorizará a autenticidade e a realidade amazônica, distanciando-se de eventos luxuosos. “Vou dormir num barco. É preciso mostrar pro mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a ‘COP do Luxo’, é a COP da verdade”, declarou.

Nesta sexta-feira, Lula continuou sua agenda em Belém, visitando obras na cidade. A previsão é que o presidente embarque para São Paulo no período da tarde. A breve parada em Belém demonstra o compromisso do governo com a organização da COP30 e com o desenvolvimento da região amazônica.