Conta de Luz Mais Leve em Outubro: Aneel Anuncia Bandeira Vermelha Patamar 1

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou nesta sexta-feira, 26, que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha no patamar 1. A medida representa um alívio no bolso do consumidor, com uma redução em relação ao valor cobrado em setembro. A informação foi divulgada em comunicado oficial da agência reguladora.

De acordo com a Aneel, a bandeira vermelha patamar 1 implica um custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Apesar da cobrança extra, o valor é inferior ao praticado no mês anterior, sinalizando uma melhora nas condições de geração de energia no país. A agência não detalhou os fatores que contribuíram para a redução.

“O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada”, explica um especialista do setor elétrico, que preferiu não se identificar. “Quando a produção hidrelétrica é menor, por exemplo, é preciso acionar usinas termelétricas, o que eleva o custo e, consequentemente, a tarifa”. A expectativa é que a medida possa ajudar a controlar a inflação.

Consumidores podem adotar medidas para economizar energia e mitigar o impacto da bandeira vermelha. Ações simples como evitar o uso excessivo de ar condicionado, desligar luzes ao sair de ambientes e optar por eletrodomésticos com selo Procel de eficiência energética podem fazer a diferença no valor final da conta.