O vice-presidente Geraldo Alckmin enfatizou, nesta quarta-feira (24), que a construção de um entendimento sólido entre Brasil e Estados Unidos passa necessariamente pelo diálogo e pela negociação. A declaração abrange tanto questões tarifárias quanto oportunidades de investimento mútuo, sinalizando um futuro promissor para as relações bilaterais.
Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou o potencial do Brasil para atrair investimentos, especialmente no setor de data centers. “O Brasil tem energia abundante, coisa que não é comum. Tem energia renovável, tem universidades, tecnologia, indústria de ponta. Tem tudo para atrair data centers, um universo de possibilidades”, afirmou durante coletiva de imprensa após participar do evento promovido pelo BNDES no Rio de Janeiro.
Ao abordar a relação entre os presidentes Lula e Trump, Alckmin ressaltou a importância de uma “boa química” entre os líderes para o fortalecimento dos laços entre os países. “A boa química entre as pessoas favorece o relacionamento entre os países”, comentou, embora não tenha especificado uma data para um possível encontro entre os dois chefes de estado.
Questionado sobre a inclusão da regulação das big techs nas negociações tarifárias com os EUA, o vice-presidente mencionou o diálogo contínuo com as empresas do setor. “Fizemos várias reuniões com todas elas. Temos tido um diálogo permanente. Essa é uma questão nova, o mundo inteiro discute hoje como você conciliar liberdade de expressão e de outro lado como proteger as crianças de conteúdos relacionados a prostituição infantil e pedofilia.”