Brasil Celebra Reconhecimento da Palestina por Países Europeus e Defende Solução de Dois Estados

O governo brasileiro manifestou, nesta terça-feira, satisfação com o anúncio do reconhecimento do Estado da Palestina por França, Bélgica, Andorra, Luxemburgo, Malta e Mônaco. A declaração ocorreu durante a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão Palestina, realizada em Nova York, evidenciando um crescente apoio internacional à causa palestina.

O Ministério das Relações Exteriores enfatizou que o aumento no número de países que reconhecem a Palestina, a exemplo do Brasil em 2010, reflete uma compreensão de que a garantia dos direitos inalienáveis do povo palestino, especialmente o direito à autodeterminação, é fundamental para a estabilidade no Oriente Médio. O Itamaraty reiterou a importância de se alcançar uma paz duradoura na região.

Em nota oficial, o Itamaraty expressou a esperança de que a decisão, já adotada por 159 nações, impulsione a implementação da solução de dois Estados. O governo brasileiro ressaltou que a medida está alinhada com a sua própria posição, de reconhecimento da Palestina desde 2010, e que a autodeterminação do povo palestino é um passo essencial para a paz e a estabilidade regional.

Ainda segundo o Itamaraty, a viabilidade da solução de dois Estados depende de medidas urgentes e concretas, como “cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, libertação dos reféns remanescentes, acesso desimpedido de ajuda humanitária e retirada completa das forças israelenses do território”. O Brasil defende um engajamento internacional para garantir esses direitos.

O governo brasileiro conclui reafirmando seu compromisso com a busca por uma solução pacífica e justa para o conflito israel-palestino, reiterando a necessidade de um esforço conjunto da comunidade internacional para alcançar a paz e a segurança na região. A posição brasileira se mantém firme na defesa dos direitos do povo palestino e na promoção de um futuro de coexistência pacífica entre os dois Estados.