Estados Unidos Abrem Porta para Negociação Tarifária com o Brasil Após Sinal de Trump na ONU

Após declarações de Donald Trump na Assembleia Geral da ONU, os Estados Unidos sinalizaram abertura para negociar a imposição de tarifas com o Brasil. Amanda Roberson, porta-voz do Departamento de Estado americano, confirmou a disposição em buscar um acordo, ecoando o discurso de Trump de que os dois países “iriam sentar para conversar em breve”.

A porta-voz, entretanto, não especificou detalhes sobre o formato das negociações. Questionamentos sobre a possibilidade de negociação desvinculada de questões políticas, como a situação jurídica de Jair Bolsonaro, permaneceram sem resposta.

Segundo Roberson, o presidente Trump tem defendido o uso de tarifas como ferramenta de negociação, argumentando que acordos prévios não têm sido favoráveis aos interesses das empresas americanas. “O presidente Trump deixou claro, desde o início do seu mandato, que ele está aberto a negociar com qualquer país. Ele decidiu utilizar as tarifas como uma ferramenta, porque ele considera que os acordos anteriores não foram favoráveis para as empresas americanas”, disse a porta-voz.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, confirmou que um contato telefônico entre os presidentes Lula e Trump deve ocorrer em breve, a fim de discutir o tema. A definição da data e horário da conversa está pendente, em função das agendas de ambos os líderes.

Para saber mais sobre o tema, confira:

* [“Ele pareceu um homem muito agradável”, diz Trump sobre Lula na ONU](https://baccinoticias.com.br/ele-pareceu-um-homem-muito-agradavel-diz-trump-sobre-lula-na-onu/)
* [Brasil pode declarar Trump como ‘persona non grata’](https://baccinoticias.com.br/brasil-pode-declarar-trump-como-persona-non-grata/)
* [Lula embarca para Assembleia Geral da ONU em meio a atritos com os EUA](https://baccinoticias.com.br/lula-embarca-para-assembleia-geral-da-onu-em-meio-a-atritos-com-os-eua/)