Trump Expressa Apoio a Milei na ONU e Afasta Necessidade de ‘Resgate’ Financeiro à Argentina

Em encontro à margem da Assembleia Geral da ONU, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou seu apoio ao presidente argentino, Javier Milei, e minimizou a necessidade de um pacote de ajuda financeira emergencial para a Argentina. Trump elogiou o desempenho de Milei na condução da economia argentina, que enfrenta um momento de instabilidade.

“Vamos ajudá-los, mas não acho que eles precisem de um resgate financeiro. Ele está fazendo um trabalho fantástico”, declarou Trump a jornalistas após a reunião com Milei. A declaração ocorre em um momento crucial para a Argentina, que busca estabilizar sua economia em meio a desafios políticos internos.

Apesar da declaração de Trump, a possibilidade de algum tipo de assistência financeira por parte dos Estados Unidos não está totalmente descartada. O Departamento do Tesouro americano indicou, na segunda-feira, que está disposto a “fazer o que for necessário” para apoiar a Argentina, considerada um aliado “sistematicamente importante”, segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

A ajuda americana poderia se concretizar por meio de diferentes mecanismos, como linhas de swap cambial, compras diretas de moeda estrangeira ou aquisições de dívida governamental. Em sua rede social, Truth Social, Trump reiterou seu apoio a Milei, chamando-o de “grande amigo, lutador e vencedor” e expressando seu “apoio total e completo para sua reeleição como presidente”.