Bauru, no interior de São Paulo, enfrentou um domingo (21) de fortes ventos que resultaram na queda de árvores em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil local está em estado de alerta, monitorando os impactos da tempestade e preparando-se para a chegada de uma intensa frente fria.
A Rua Manoel Jacintho Bastos, no Núcleo Beija-Flor, foi um dos locais afetados. Uma árvore, ao cair, rompeu um poste de fiação energizado, mas, segundo a Defesa Civil, o fornecimento de energia na área não foi interrompido. Outro incidente similar foi registrado no Jardim Marambá.
“Não foi possível mensurar a velocidade exata dos ventos devido ao furto de cabos de fibra ótica no Instituto de Pesquisa Meteorológica da Unesp (Ipmet), que impossibilitou a medição”, informou a Defesa Civil. A ausência de dados precisos dificulta a avaliação completa da intensidade da tempestade.
A ocorrência em Bauru faz parte de um cenário climático mais amplo, com estragos também registrados em Ourinhos (SP), onde o destelhamento de uma loja foi reportado. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta geral para a chegada de uma frente fria com previsão de temporais, rajadas de vento, risco de granizo e queda acentuada de temperatura.
Diante do alerta, a Defesa Civil está mobilizada para responder rapidamente a possíveis ocorrências, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e bloqueios em rodovias. A população é orientada a recolher ou reforçar objetos soltos, redobrar a atenção para riscos de destelhamentos e quedas de árvores, e acompanhar as atualizações da situação climática.