Policiais militares são condenados por apropriação de mercadorias no Paraná

Um grupo de 16 policiais militares foi condenado após investigação do Ministério Público do Paraná (MPPR), que apurou a apropriação de mercadorias em rodovias do estado. A ação faz parte da Operação Desviados II e resultou na condenação dos agentes pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato e prevaricação.

De acordo com a denúncia, os policiais realizavam abordagens em rodovias e áreas urbanas contra pessoas que transportavam produtos sem recolhimento de tributos. Aproveitando-se da função pública, os agentes se apropriavam parcial ou totalmente das mercadorias e, em seguida, liberavam os infratores. Para encobrir as práticas ilegais, os boletins de ocorrência eram redigidos com informações falsas ou genéricas, a fim de dar aparência de legalidade e facilitar o desvio dos bens.

Todos os condenados atuavam na 2ª Companhia de Polícia Militar de Medianeira. A sentença foi expedida no último dia 11 de setembro pela Vara da Auditoria da Justiça Militar. As penas variam de um ano e nove meses a 16 anos e quatro meses de reclusão. Além disso, os policiais foram afastados de suas funções públicas.