Rubio Acredita que Hamas Pode Encerrar Conflito em Gaza Imediatamente com Rendição

Em coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que o Hamas tem a capacidade de pôr fim à guerra em Gaza a qualquer momento. Segundo Rubio, a rendição imediata do grupo terrorista abriria caminho para um futuro melhor para os habitantes de Gaza.

“O Hamas pode se render esta noite, se quiser. Depor as armas”, afirmou Rubio, enfatizando, no entanto, que as chances disso ocorrer são mínimas. O Secretário de Estado justificou sua descrença citando a natureza do Hamas como um “grupo terrorista, um grupo bárbaro cuja missão declarada é a destruição do Estado judeu”.

Rubio não mencionou o elevado número de mortes de civis palestinos em Gaza, nem a crescente crise humanitária na região. Ele reafirmou que os objetivos dos EUA permanecem inalterados: a eliminação do Hamas e o resgate dos reféns, vivos ou mortos.

O Secretário de Estado acusou o Hamas de usar os dois milhões de habitantes de Gaza como “escudos humanos” e sugeriu que uma “operação militar concisa” poderia ser necessária para erradicar o grupo. Essa declaração levanta a possibilidade de uma iminente ofensiva israelense na Cidade de Gaza.

“Eliminá-los poderia, em última análise, requerer uma operação militar concisa”, reforçou Rubio. Ele reconheceu a complexidade da situação, destacando a dedicação do Hamas à violência e à barbárie. Apesar do desejo por uma solução pacífica, Rubio enfatizou a necessidade de estar preparado para a possibilidade de uma resolução militar.