Trump Reage à Condenação de Bolsonaro e Vê Paralelo com Seus Próprios Problemas Legais

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou surpresa com a condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. Ao ser questionado pela imprensa, Trump traçou um paralelo entre a situação do ex-presidente brasileiro e os desafios legais que ele próprio enfrentou durante e após seu mandato. A declaração foi feita no momento em que Trump se dirigia a Nova York para assistir a um jogo de beisebol.

“Achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer”, afirmou Trump, demonstrando apoio a Bolsonaro. O ex-presidente americano reiterou sua visão sobre o caso, já tendo anteriormente se referido a ele como uma “caça às bruxas”. Ele ainda criticou o Brasil e chegou a impor tarifas e sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do STF e relator do caso.

Trump não comentou sobre a possibilidade de novas sanções contra o Brasil. A reação do ex-presidente ocorre em um momento em que o STF formou maioria para condenar Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe de Estado. A sentença final deve ser divulgada nesta sexta-feira (12).

Na terça-feira (9), antes da formação da maioria no STF, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, mencionou a liberdade de expressão e disse que os EUA estariam dispostos a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência ao julgamento de Bolsonaro. “A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos. Presidente Trump leva isso muito a sério, e por isso tomamos ações contra o Brasil”, concluiu Leavitt.