Um homem confessou à Polícia Civil ter falsificado mais de 40 atestados médicos e vendido cada documento por cerca de R$ 50, em Cascavel, no oeste do Paraná. Segundo a investigação, o esquema ocorria havia dois meses e utilizava nomes e registros de médicos sem autorização.
Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, na terça-feira (27), os policiais encontraram um carimbo com dados de um médico e dois conjuntos de letras usados para montar e modificar carimbos.
De acordo com o delegado Bruno Falci, o suspeito admitiu a falsificação durante o interrogatório. Segundo a polícia, ele produzia os documentos para vendê-los a terceiros, e não para justificar as próprias ausências.
A identidade do investigado não foi divulgada. Os médicos cujos dados foram utilizados não têm envolvimento com a fraude.
As investigações continuam para identificar os compradores e verificar a participação de outras pessoas. O suspeito deverá ser indiciado por falsificação de documento público, crime com pena prevista de dois a seis anos de reclusão, além de multa.
O que diz o CRM-PR
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) informou que realiza, quando solicitado, a verificação de autenticidade de atestados físicos. Para documentos digitais, orienta a conferência pelo QR Code.
O conselho também alertou que nomes e registros profissionais podem ser utilizados indevidamente, sem que os médicos identificados nos documentos tenham conhecimento da fraude.
fonte: g1



