A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de um lote do antibiótico Polycid após a descoberta de um fragmento de vidro dentro de um frasco do medicamento. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.
O lote afetado é o 2519879, que teve a comercialização, distribuição e utilização suspensas em todo o país. O medicamento é utilizado no tratamento de infecções bacterianas graves.
Segundo a fabricante, União Química, o problema foi identificado pelo próprio sistema de monitoramento da empresa. Como medida preventiva, foi iniciado o recolhimento voluntário do lote. Até o momento, não há registros de outros casos semelhantes ou de pacientes afetados.
A Anvisa também adotou medidas contra outros produtos. Um lote de soro fisiológico foi recolhido por falhas de qualidade, enquanto um antibiótico à base de clindamicina teve a distribuição suspensa após a identificação de alteração na cor e partículas dentro de frascos lacrados.
Além disso, a agência determinou a apreensão de produtos vendidos sem autorização sanitária, incluindo anestésicos usados em procedimentos estéticos, suplementos para emagrecimento e um esteroide anabolizante veterinário sem registro.
A orientação é que pacientes, profissionais de saúde e estabelecimentos verifiquem os lotes dos medicamentos e interrompam o uso dos produtos atingidos pelas medidas até nova avaliação das autoridades sanitárias.
fonte: Paranavaí Portal da Cidade



